domingo, 30 de outubro de 2011

Bar do Totonho – da Série “Por Bares Nunca Dantes Navegados”

O Caminho

Como não soubéssemos aonde ir, no almoço de domingo, ficamos em silêncio tentando lembrar algum lugar a que não íamos há muito tempo. Porém de nada adiantou, e achamos por bem sairmos de carro para resolver o itinerário enquanto o próprio caminho nos induzia. Não demorou muito, no primeiro desvio, demos a volta e partimos para o Retiro.

De estômago nas costas, seguimos pela Avenida Brasil até a estrada União Indústria. Chegando à rotatória, que fica logo após a cumeeira da estação da Usina de Marmelos, contornamos o canteiro central, meia-parada, confere, não vem ninguém, entramos à esquerda. Passamos pela ponte sobre o rio Paraibuna, rodamos um bocadinho até o túnel antigo da estrada de ferro, passamos sob ela, e entramos na primeira direita. Transpusemos o córrego; logo à frente, seguimos a cerca-viva margeando a estradinha, e fomos à Rua Aladim Silva, 62. À esquerda, de quem chega, vê-se a escadaria, e ao pé desta um oratório de cimento. À direita, finalmente, o Bar do Totonho! (Para manobrar o carro, quem vai ao final da rua, observa uns dormentes fincados no chão de terra que separam os limites da rua asfaltada com a travessa curta que leva ao túnel pelo qual acabamos de passar e fecha o quarteirão).

Apesar das curvas, do trânsito pesado, da pedreira Santa Mônica, da natureza asfixiante e do apito do trem, que passava senão no imaginário, dir-lhe-ia, que, de fato, o esforço da viagem ao Bar do Totonho, vale à pena quando a Brahma não é pequena.

Para maiores pormenores, 
dê uma olhadinha no mapa . 
Também assista ao vídeo do Festival Comida Di Buteco que acontece todo ano em Juiz de Fora. Zine Cultural: Bar do Totonho e salive o Rocambole de Torresmo

A Chegada

Carro estacionado, nos dirigimos até a porta de entrada do boteco. Mas não era um Bar, senhor cronista?! Sim! E continua sendo; é que para quem nunca foi ao Bar do Totonho, ao chegar, depara-se com uma entrada acima de qualquer suspeita. À primeira vista, trata-se de um boteco da melhor qualidade, tais como os clássicos e inexpugnáveis Pés-Sujos. E que muitas vezes impunemente sofrem achincalhes quando não passam de uma respeitável casa de família. Mas esta visão desaparece rapidamente. Basta uma esticadinha de pescoço que perante seus olhos o lugar se revela como é. Lá verificamos que não havia mesa vaga para duas pessoas. Para isso servem as reservas por telefone, antes de lá chegar; mas isso não era problema, nos acomodamos à mesa de ferro que fica perto do balcão; enquanto esperávamos, pedimos uma cerveja estupidamente gelada e um tira-gosto (mandioquinha com lingüiça). O Totonho, porém, ouvindo aquilo, sugeriu: vocês vão provar a ponta do torresmo, né? E deu uma piscadinha marota (confira, na foto abaixo, a apresentação do pitéu).


O Bar

O dia transcorria azuladamente ensolarado. Depois de um tempo instalados, e de termos passado pelo rito de inclusão ao clima e de o Totonho ter nos feito as honras, vagou-se a mesa na qual aboletar-no-íamos para, finalmente, bater aquele rango de domingo.

Já instalados, fomos logo fazendo o pedido. Costela de boi, por favor, e para acompanhamento, arroz branco, maionese, feijão tropeiro. Tudo devidamente regado à Coca-Cola (explico: a cerveja substancial foi toda sorvida nos momentos que antecederam a este) e também a duas Taruanas porque ninguém é de ferro (clique no alambique).

Muito bem, enquanto esperávamos trazerem a refeição, ficamos de butuca no que estava a nossa volta. Embevecidos pelo dia mágico e pela ambiência favorável, sacamos várias fotos do local.


















Destaco a lona que cobre a parte posterior da garagem e filtra a luz, banhando a tudo e a todos de uma aura misteriosamente... azul. 

 
Vale destacar que, para a viagem, leve consigo a abnegação dos faquires e a paciência dos resignados. Sem pressa sempre, e sem desespero, é o que deve ser. Haja vista que perder a cabeça à toa destempera o dia de qualquer um. E se você acha que o local é fora de mão, vai levantando as mãos para o céu e agradeça que nesse Wonderful World ainda existe lugar de verdade. 

fotos: Cintia Brugiolo & Kadu Mauad  


2 comentários:

  1. It's a beautiful country, isn't it ? but you should know something about its pubs. critico de bares has been talking regarding it. We'll give you the best information about San Jose, Costa Rica.

    ResponderExcluir
  2. We will be glad to know more about the bars in Costa Rica, Joseph!

    ResponderExcluir