segunda-feira, 1 de agosto de 2011

São João Del Rei: botecos que honram a tradição mineira

Fotos: Cecília Malavoglia 



Caros amigos e amigas, último final de semana das férias merecia um passeio que unisse a vontade de descansar com a possibilidade de boa música, comida,  e é claro um espírito mineiro para acalentar a alma. Quem é das Gerais - ou simplesmente se apaixonou por essa terra -  sabe o que quero dizer.

O destino: São João del Rei.

Se de certa forma o objetivo central era ouvir Elza Soares acompanhada do Farofa Carioca, Jaques Morelenbaum e seu Cello Samba Trio e Jorge Ben, o passeio sempre se torna um bom pretexto para conhecer novos botecos, restaurantes e casas do tipo. O centro da cidade facilita o trânsito, aos poucos vão surgindo os estabelecimentos, misturados com a paisagem local, entre monumentos, praças, igrejas. A boemia se funde ao barroco, a cerveja gelada, um papo rococó. Perfeito para um boteco: infindáveis reflexões entre o pecado e a moral cristã, sem fim, ou sem ousar chegar a algum lugar que não seja a própria dúvida.

Nas idas e vindas por botecos e restaurantes, dois tira-gostos me ganharam, facilmente.Vamos por partes.

No simpático restaurante com clima de bar, chamado Dedo de Moça, serve-se um incrível acarajé mineiro. A receita segue a linha tradicional do acarajé baiano, trocando aparentemente, o tipo de feijão. 


Os acarajés vem em um tamanho pequeno, propícios para o tira gosto. Junto, quatro tipos de recheio: carne-seca, linguiça, requeijão e vinagrete com capim-santo, receita especial da casa. O prato é impecável. Talvez eu diria que o tamanho da porção poderia até ser maior. Mas a qualidade do prato supre qualquer coisa. Eu diria, meus queridos e queridas, que é impossível não deixar rolar mais de uma porção desse tesouro. O chope da Brahma é bem tirado e gelado. Um atendimento excelente. Mesas na varanda permitem que você passe uma bela tarde com os amigos, divagando, vivendo.

Já o Armazém Choperia, além da Antártica Original estalando, de um tutu de feijão de comer de joelhos, oferece aos fregueses um incrível bolinho de feijão tropeiro. A massa de feijão é leve e temperada, e dentro dos bolinhos, uma generosa quantidade de couve e bacon. Frito porém sequinho, devidamente crocante. Esse bolinho me fez ceder dentro de minha radical e tradicionalista visão sobre a comida mineira. A cidade é barroca mas esse tira-gosto é antropofágico, moderno. 

 
No Armazém pode-se praticar uma das mais consagradas modalidades olímpicas de botequim: beber numa mesa na calçada. O bolinho sai rápido e enquanto você o espera, pode bater um papo com um garçom santista, gente fina.

Caberia ainda destacar a deliciosa batata a parmegiana com camarão do Velho Chico e  a comida deliciosa do Villeiros.

Por ora, constatei que preciso voltar a cidade para repetir o feito e conhecer novas delícias. Ainda há muito que desbravar nessa terra. Lá, permito-me ser, não um inconfidente nas ruas, mas um confidente nas mesas de bar.

7 comentários:

  1. Eita! Deu vontade de ir pra SJDR, traçar o bolinho de feijão tropeiro, dar umas bandas pelas ruas da cidade e pegar a Maria Fumaça até Tiradentes... Nesses dias claros e de céu azul no "inverno" é um passeio bacana demais

    ResponderExcluir
  2. Kadu, se Jf não fosse tão pouco barroca, eu diria que SJDR faz parte da grande JF...rs

    Airton, cabe lembrar que Tiradentes tem belos botecos também...um roteiro imperdível!

    ResponderExcluir
  3. faltou você conhecer um autêntico pé sujo e sua porção sensacional de torresmo de barriga. é o nanico, no caminho da rodoviária. acho que teremos de voltar.

    ResponderExcluir
  4. Sugestão da Casa:

    Pergunte a sua amada "Cecília Malavoglia" (mas que nome hein, rapaz), se fica legal dar um destaque na matéria. Tipo assim: como se fosse você um repórter enviado especial a São João Del Rey.

    Assim a fábula pega!

    Abração, Rattes.
    Salamaleque!
    Dauam Udak.

    ResponderExcluir
  5. Terei que conferir in loco! "Ora pro nobis"

    ResponderExcluir
  6. Faltou conhecer o mais tradicional e receptivo dos bares sanjoanenses: Penna's Bar! O melhor chouriço e a cerveja mais gelada!

    ResponderExcluir