sábado, 5 de março de 2011

Bar do Abílio

- Eu achei que fôssemos chegar e estaria passando um bom jogo da segunda divisão!

A frase é do meu camarada-irmão Giliard Gomes Tenório, também colunista deste blog, e foi dita logo quando chegamos e nos acomodamos no Bar do Abílio, nessa sexta-feira molhada que antecedeu as festividades de Momo na Juiz de Fora.


Para um incauto a frase pode parecer sem sentido, ou interpretada com objetividade desnecessário que induz ao erro. O que meu camarada queria ver era algo que o jornalista Flavio Gomes chama de "futebol de verdade". Jogadores que colocam literalmente toda esperança em forma de coração na ponta da chuteira e dão sangue, suor e lágrimas em nome de flâmulas tradicionais porém esquecidas, e na busca da defesa de suas agremiações e de suas vidas e sobrevivência, comem grama.

É isso que buscamos quando saímos por aí em busca dos mais tradicionais e fiéis botecos da cidade. Estabelecimentos que abrem suas portas com o único objetivo de servir bem, como sempre fizeram. Jogam simples, na maioria das vezes. Três ou quatro tira-gostos especiais, cerveja geladíssima e uma cachaça especial, quase sempre guardada com carinho, e colocada a disposição de quem aprecia a bagaceira.

E isso o Abílio faz, com categoria e autoridade.

Parece que havia em mim nessa sexta um comichão. Desde a hora que saí do trabalho só me vinha a cabeça uma vontade de abrir os trabalhos do carnaval no Bar do Abílio. Tudo bem, já havíamos combinado com os amigos uma ida ao sensacional Boi na Curva, prodigioso boteco já relatado aqui pelo amigo Airton Soares.

Mas se íamos ao nobre bovino só mais tarde, restava tempo de ir ao Abílio e pra lá fui, carregando meu camarada Giliard Tenório.

Sexta é dia de casa cheia no boteco instalado logo no início da rua Fonseca Hermes. Mesinhas improvisadas na calçada, muita gente em pé, curtindo suas cervejas. Lá dentro mesas ocupadas. A solução portanto é tomar no balcão. Aliás, fato curioso esse. O Bar do Abílio não tem balcão. São os freezers que formam o balcão. E logo ali por detrás do "balcão" o mestre ABílio, com seu fogão industrial faz as panelas cantarem. A especialidade da casa é um excepcional fígado acebolado, que pode ser acompanhado de jiló, de acordo com o gosto do freguês. A casa oferece tiras de torresmo, porções de linguiça mineira e um chouriço incrível de tempero ímpar. É o tira gosto de boteco em sua essência mais plena e completa.

Abílio concentrado em sua tarefa

A casa oferece as principais marcas de cerveja, sempre geladas. Tudo por lá é simples, porém feito com consistência, desde a comida até as acomodações, que não deixam nada a desejar a outros botecos da cidade, sem cair nos fru-frus afrescalhados que muitas vezes levam botecos a se tornarem insípidos estabelecimentos.

Como vocês sabem queridos amigos e amigas, eu sou da teoria de que boteco bom é aquele em que você pode ir sozinho e se sentir acompanhado. No Abílio é algo corriqueiro, bem lembrado pelo meu camarada Giliard, horas depois já no Boi da Curva. É fato comum vermos por lá, pessoas que vão sozinhas e se enturmam nas conversas de balcão, ou simplesmente curtem sua cerveja e tira-gosto sem se sentir solitárias. Na república do fígado com jiló não tem sexismo. Mesas só de mulheres, mesas de mulheres sozinhas, mulheres sozinhas no balcão, sempre em um ambiente de respeito e tranquilidade. Aliás, geralmente em botecos tradicionais, o respeito é algo cabal e nunca relativizado.

Bebemos algumas Brahmas, comemos um belo fígado acebolado com jiló, tergiversamos sobre a vida, sobre futebol, samba, trabalho. Afoguei o comichão em Brahma gelada, meus amigos e senti que meu carnaval já podia começar.

Pagamos a conta, e fomos ver o Bloco do Beco passar pelas ruas da cidade.

Ah, urge lembrar. Sobre o jogo de futebol que passva. Não era um jogo de segunda divisão. Mas prevaleceu o espírito guerreiro do pequeno Macaé que venceu o Vasco da Gama por 3 a 1 e coroou todas as nossas teorias de como o verdadeiro amor a vida e as causas, traduzidas numa mesa de boteco, são fundamentais para seguir em frente, feliz e forte.

5 comentários:

  1. Grande Abílio... e casa sempre cheia, desde sempre. Parabéns pelo resistente blog...temos que defender a cultura de boteco na nossa cidade!

    forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de Blog, encontrei participando da comunidade no orkut. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Eu poderia morar neste buteco, se me arrumassem um espaço lá nos fundos...

    ResponderExcluir
  4. lindo texto, tiago, parabéns! inspirado e elegantemente barrugudinho. rsrsrsrs

    um ósculo&amplexo

    ResponderExcluir
  5. Lá tem tradição,não só nas porçoes,cachaça,o atendimento também é daqueles como antigamente,todos se conhecem,batem papo,falam de diversos assuntos e não tem confusão!!

    ResponderExcluir