sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Paraíso do Morro da Glória



O buteco é grande. Ocupa o espaço aparente de duas lojas. Muitas mesas se espalham ao longo do imóvel, sempre ocupadas de gente com sede e apetite. Na porta, um grupo volumoso de pessoas se concentra e conversa em voz alta. Alguns falam de futebol, outros jogam uma acalorada "porrinha". Todas as mesas estão bem servidas de petiscos e cervejas e os sorrisos dominam o rosto das pessoas que papeiam. Homens e mulheres de idades variadas, algumas mesas apenas com mulheres.

Tudo em ordem e dentro da normalidade. Um buteco grande, um complexo de alegria e boemia que opera bem. Comum? Até você perceber que a Dona Sônia dá conta de tudo isso sozinha.

A estufa é a chave da porta do paraíso.
Inevitável começar a falar do Paraíso do Morro da Glória sem tratar desse fato tão interessante. Uma senhora simpática, proprietária do local, cuida do balcão, das mesas, da cozinha e dos refrigeradores – e pasmem-  sozinha!
Dona Sônia não é de falar muito. Mas quando provocada troca algumas palavras e sempre deixa escapar um sorriso simpático de quem é boa gente. Inevitável depois de alguns minutos chamá-la de tia.

Tudo funciona bem nesse buteco.

Naturalmente se você é uma daquelas pessoas que importou seu conceito de eficiência dos cursos de MBA em Administração de Empresas, esqueça. Seu lugar não é aqui. Aliás, seu lugar não é buteco. Vá ao MC Donald’s. Lá lhe servirão bem rápido qualquer porcaria.

Buteco tem sua própria lógica de eficiência e qualidade de atendimento. Começando pelo fato de em buteco não existe cliente, existe freguês, sobrinho e até sócio honorário. Cliente quem tem é multinacional.
Há tempos venho conservando a vontade de escrever sobre o Paraíso. Tarefa difícil tendo em vista que nosso amigo e colaborador Airton Soares já havia feito em seu blog. De qualquer forma, homenagens a essa jóia nunca são demais.

Paleta, batata e linguiça. Incrível!
Fui apresentado a esse literal Paraíso pelos meus parceiros Carlos Fernando e Roger Resende com quem lá passei algumas horas, naturalmente, falando sobre samba, molhando a goela e acalmando o estômago.  Só com coisas de primeira.

Localizado no Morro da Glória (!), na Rua Padre Matias, aquela que fica justamente em frente a Igreja da Glória, o Paraíso é um típico buteco mineiro. Conserva o clima tranqüilo e ameno, sem maiores alardes e frescuras, e tem uma estufa maravilhosa. Coisa que só os melhores butecos ainda preservam.

Cerveja gelada e realmente barata, diga-se de passagem, com preço muito melhor do que a maioria dos butecos que rodeiam a região mais central da cidade .

Dentre as iguarias, destaco uma deliciosa paleta com batatas, além do pernil e de deliciosas lingüiças mineiras disponíveis logo ali no balcão. Dona Sônia também nos brinda com um jiló recheado excepcional. É possível ainda degustar excelentes pastéis de carne e de queijo, sardinhas fritas e espetinhos mágicos de frango.

Com toda simpatia e presteza ela pode lhe preparar um belo prato com vários desses tira-gostos ao mesmo tempo, eliminado assim a necessidade de escolher apenas um.

A mão que toca o violão coloca o limão na sardinha

O Paraíso é um bom lugar para se comer e beber com fartura, qualidade com preço justo e honesto. É possível também assistir um futebol e até mesmo escolher uma música para ouvir na jukebox que a casa oferece. Ideal para aquela cerveja pós-firma, na companhia de amigos e amigas do coração. Sem dúvida, foi sempre assim que imaginei o paraíso prometido.


Pastel: carne ou queijo. 






7 comentários:

  1. افضل مدونة وافضل مقال وافضل كاتب شكراً لك كثيرأً علي طرح هذا المواضيع الجميلة في المدونة المفضلة لدي

    شركة مقاولات
    تكييف مركزي
    مقابر للبيع
    شكراً لك

    ResponderExcluir
  2. مقال من افضل المقالات ومدونة ممتازة دائما متفوقة وفي المقدمة تسلموا علي المجهود المبذول في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    ahlan service
    fast track sharm el sheikh airport
    في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    مقابر للبيع

    ResponderExcluir
  3. مقال من افضل المقالات ومدونة ممتازة دائما متفوقة وفي المقدمة تسلموا علي المجهود المبذول في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    أحواض سباحة بالكويت
    احواض سباحة الكويت
    Quran teacher online

    ResponderExcluir
  4. مقال من افضل المقالات ومدونة ممتازة دائما متفوقة وفي المقدمة تسلموا علي المجهود المبذول في كتابة مثل هذا المحتوي الرائع
    خبير سيو
    مقابر للبيع
    سيو

    ResponderExcluir
  5. سعيد جداً بالمقال الجميل دا
    Very happy with this beautiful article

    مصمم شعارات
    سيو
    سيو
    سعيد جداً بالمقال الجميل دا

    ResponderExcluir